Sarahah com seu oftalmologista em 7 postagens

1. Você acha que perdeu sua lente de contato?

Cuidado, se você sentir dor aguda ou irritação, ou tiver sensibilidade à luz ou vermelhidão, pode ser que ela esteja perdida sim, mas dentro do seu olho 

2. Olhos inchados e acha que é terçol?

Nada disso, pode ser calázio: inflamação causada por secreções sebáceas, que algumas vezes é tratada sendo espremida, como uma espinha.

3. Acha que uma cirurgia plástica para remoção de pele tem só função estética?

Nada disso, o mal tem nome: blefaroplastia, e tem função oftalmológica, pois pode cobrir os olhos, prejudicando a visão.

4. Estrabismo tem cura sim.

Até os três meses de idade o diagnóstico não é considerado definitivo e quanto mais precoce a descoberta, melhor o resultado. A correção é feita com aplicação de colírios, uso de óculos ou tampão no olho com visão normal para estimular o outro, ou ainda com exercícios para fortalecimento dos músculos oculares.

5. Vista cansada só depois dos 40 anos?

Nem sempre, ela pode surgir antes devido a causas como anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares, também por conta do uso de antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos. São mais suscetíveis aqueles que não seguem uma dieta balanceada ou já passaram por cirurgia intraocular.\

6. Sangue nos olhos?

Isso não é coragem, mas hemorragia subconjuntival, causada pelo rompimento de um dos vasos sanguíneos da conjuntiva. Apesar de impressionar, não costuma provocar dor nem prejudicar a visão, nem tampouco é uma emergência médica.

7. Coloca suas lentes com as mãos molhadas?

Cuidado, isso pode levar à cegueira. É raro, mas o fato de não secá-las antes de manipular as lentes de contato pode ocasionar a ceratite microbiana.

Eliana Loureiro