Cirurgia

Cirurgia Refrativa

Nome dado à correção a laser de miopia, astigmatismo e hipermetropia. Que é feita com um equipamento chamado Excimer Laser. As técnicas básicas para esta correção são o  PRK e o LASIK, ambos sob anestesia local (colírios anestésicos).

No primeiro é feita uma raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais externa da córnea) e feita a aplicação do laser para corrigir o grau. No fim sa cirurgia, o paciente fica alguns dias com uma lente de contato terapêutica para maior conforto.

Já no LASIK, o primeiro passo é criar um flap (lamela) nesta camada mais externa da cornea, que é afastado e o laser é aplicado no leito da córnea para corrigir o grau. Ao final, o flap é reposicionado, sem a necessidade da colocação de lente de contato.

Ambas as técnicas apresentam mais precisão de resultados quando comparado com o processo tradicional de realizar cortes na córnea (ceratotomia radial) e cada uma delas tem sua indicação precisa, dependendo do grau do paciente, da espessura e curvatura da córnea. Os resultados obtidos são mais estáveis em longo prazo.

Já a cirurgia refrativa personalizada é uma nova tecnologia desenvolvida para as cirurgias refrativas a laser, tanto no PRK como no LASIK, que além do grau propriamente dito, a cirurgia refrativa personalizada consegue corrigir pequenas imperfeições da superfície ocular, chamadas de aberrações.