Cirurgia de Catarata
Atualmente a cirurgia é realizada em qualquer tipo de catarata, independente do grau de comprometimento da visão. É um procedimento que dura por volta de 30 minutos, mas que apesar de rápido é também delicado. Normalmente é realizada como um procedimento ambulatorial (sem internação hospitalar) sob anestesia local (tópica ou bloqueio) mais sedação.
Cirurgia é o único tratamento para catarata. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que façam a catarata desaparecer.
A técnica mais utilizada para a cirurgia de catarata é a facoemulsificação com implante de lente intra-ocular dobrável. É uma cirurgia com incisões menores de 3,5mm na córnea, que geralmente dispensam o uso de suturas e consiste na introdução de uma espécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento de ultrassom, que aspira e emulsifica (dilui) a catarata, permitindo uma recuperação mais rápida.
Hoje não é mais necessário aguardar a catarata “amadurecer” muito. A decisão da cirurgia deverá ser tomada em conjunto com o seu oftalmologista, quando a visão estiver borrada o suficiente para dificultar as atividades do dia a doa do paciente.
Existem diferentes tipos de lentes intra-oculares, lentes asféricas, lentes para correção de astigmatismo e lentes multifocais.