Olho seco e estresse ocular: o que são e como tratar

Deixar de beber água prejudica sua saúde como um todo. Afinal, a hidratação permite que nossos órgãos funcionem apropriadamente e é preciso repor o líquido que perdemos por meio do suor e urina; também estamos mais propensos a ela quando ingerimos bebidas alcoólicas ou temos doenças como o diabetes.

Caso nosso nível água esteja abaixo, nosso corpo passa a retirar de outras partes, com o intuito de manter as funções vitais.

Sintomas da desidratação:

  • Boca seca
  • Dor de cabeça
  • Sede
  • Câimbra
  • Tontura
  • Sonolência
  • Diminuição da urina
  • Redução das lágrimas

A última é responsável por doenças oftalmológicas como o olho seco e o estresse ocular, devido à falta de lubrificação. Vamos entender cada uma delas?

Olho seco

É caracterizada por uma disfunção que leva à diminuição dos níveis de lágrimas ou à produção de uma lágrima de qualidade ruim. A redução da lubrificação aumenta o atrito entre a córnea e a pálpebra, e ainda deixa os olhos mais expostos a fungos e a bactérias. Pode levar à perda da visão.

Sintomas

Visão turva, vermelhidão nos olhos, sensação de corpo estranho ou areia nos olhos e coceira.

Tratamento

Uso de colírio, que deve ser prescrito pelo oftalmologista, pois a presença de conservantes na composição ocasiona graves alergias oculares, as conjuntivites.

Prevenção

Evitar a desidratação dos olhos com o uso de máscaras protetoras ao dormir em ambientes com ar-condicionado ou ventilador; beber água com frequência; usar umidificador ou vaporizador, utilizar óculos escuros, irão proteger contra a exposição ao vento ou ao sol.

Estresse ocular (ou fadiga ocular)

O stress não prejudica apenas nosso corpo ou mente. Ele pode atuar também sobre nossos olhos e levar a uma incapacidade de focar objetos localizados a uma curta distância como computador e tevê, devido a contrações involuntárias do músculo localizado dentro do globo ocular, ou por espamos da pálpebra.

Sintomas

Visão turva, dores de cabeça, sensação de cansaço, ardência nos olhos, sensação de corpo estranho ou areia nos olhos e coceira.

Tratamento

É preciso consultar um oftalmologista para o diagnóstico correto, uma vez que o tremor da pálpebra pode estar relacionado a necessidade de mudança do grau do óculos.

Prevenção

O uso dos eletrônicos prejudica a lubrificação dos olhos, pois se pisca menos quando se utiliza computador, tablet, celular ou se assiste à tevê. A saída apontada por oftalmologistas é fazer pausas de 30 minutos cada. Outra dica é utilizar os colírios, as lágrimas artificiais, para hidratar os olhos.

Mas colírios à base de corticoide não devem ser usados sem recomendação médica e compressas com soro fisiológico ou água filtrada ajudam a aliviar o desconforto, shampoo infantil para lavar os olhos também é indicado.

A dica é para os dois casos é tomar ao menos dois litros de água por dia e, claro, manter uma dieta balanceada. Quer saber mais? Ficou com alguma dúvida? Marque sua consulta e converse com os especialistas da Konno Oftalmologia.