Smartphones e tablets podem prejudicar a saúde dos olhos?

O uso dos eletrônicos prejudica a lubrificação dos olhos, pois se pisca menos quando se utiliza computador, tablet, celular ou se assiste à tevê. A saída apontada por oftalmologistas é fazer pausas de 30 minutos cada. Outra dica é utilizar os colírios, as lágrimas artificiais, para hidratar os olhos.

Mas colírios à base de corticoide não devem ser usados sem recomendação médica e compressas com soro fisiológico ou água filtrada ajudam a aliviar o desconforto, shampoo infantil para lavar os olhos também é indicado.

Saiba mais: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/02/uso-prolongado-de-computador-e-celular-pode-afetar-visao.html

Perigo à vista

A falsa miopia acomete aqueles que fazem uso prolongado desses aparelhos eletrônicos, que são principalmente jovens e adolescentes. O sintoma é ver embaçada uma imagem à distância, devido à dificuldade do olho de focar após passar um longo período na mesma posição.

Nossos olhos têm um músculo que se contrai para focar imagens próximas, mas com esse comportamento viciado, demora mais tempo para voltar a relaxar e ver com nitidez o que está longe. Ou seja, não é um caso de óculos, cirurgia nem lente de contato. No entanto, os médicos alertam que caso o excesso se mantenha, pode-se desenvolver uma miopia real.

Veja mais

A questão não é só a miopia, o uso do celular pode também levar a uma cegueira temporária. Ligar a tela do celular durante a noite no escuro é a causa, que se deve a manter um olho escondido no travesseiro, com a pupila dilatada, e o outro olhando o smartphone, com sua luz acesa, que deixa a pupila mais fechada para se adaptar à luminosidade.

O desequilíbrio provoca essa sensação de cegueira, parecida com aquela quando você sai no sol depois de sair de um ambiente escurecido. O indicado para que não ocorra tal mal-estar é manter uma luz acesa enquanto se usa o aparelho.

Luz azul

Tablets, smartphones, telas de computadores e TVs de tela plana emitem uma luz azul (turquesa ou violeta), que a longo prazo pode causar a degeneração macular, ou levar a danos irreversíveis à retina, como a cegueira.

Existem ainda estudos que relacionam a exposição a essa luz artificial e seu prejuízo ao humor e mesmo sua ligação com a depressão devido a interrupção do ciclo circadiano, o ciclo fisiológico de 24 horas do corpo humano, regulado pela noção de claro e escuro.

A saída é utilizar lentes de óculos que filtram a emissão dessa luz e nos protegem de seus malefícios.

Saiba mais: https://www.news-medical.net/health/Artificial-Light-Exposure-and-Circadian-Rhythm-(Portuguese).aspx

Quer saber mais? Fale com a Konno Oftalmologia.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar

Eliana Loureiro