6 doenças oculares que os idosos podem ter.

Na data de 27 de setembro é comemorado o dia do idoso. Que tal conhecer as principais doenças oculares que podem acometer a terceira idade e se prevenir?

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

É uma doença genética, que afeta principalmente os cinquentões de pele clara. Sua gravidade pode ser influenciada pela exposição ao sol, cigarro, alimentação (falta de vitaminas), obesidade, doenças cardiovasculares e associação a doenças metabólicas e circulatórias como diabetes e hipertensão arterial. Estima-se que 2,9 mi de indivíduos com mais de 65 anos sofrem desse mal no Brasil.

Saiba mais: http://www.konno.med.br/perda-de-nitidez-da-visao-apos-os-50-anos-tem-nome-degeneracao-macular-relacionada-idade-dmri/

Presbiopia

Normalmente após os 40 anos, desenvolve-se a tal da “vista cansada”, a presbiopia, que prejudica a visão de elementos próximos. Entre os sintomas estão visão borrada ao ler algo perto dos olhos, dores de cabeça e necessidade de se afastar algo que está lendo.

Saiba mais: http://www.konno.med.br/cansado-de-ver-conheca-presbiopia/

Catarata

Causada pela opacidade do cristalino, a lente natural do olho que fica atrás da pupila, impede a passagem natural da luz à retina para a formação das imagens que são transmitidas ao cérebro. Pode ser ocasionada por acidentes que danificam os olhos, de origem diabética, congênita (transmitida da mãe para o feto) ou decorrente de medicamentos.

Saiba mais: http://www.konno.med.br/5-doencas-que-podem-levar-cegueira/

Glaucoma

Na maior parte das vezes, a doença é provocada pelo aumento da pressão ocular. É marcada por lesões no nervo óptico, que deixa de levar (ou o faz apenas de forma insuficiente) as informações visuais ao cérebro. Também pode ser congênito, ou seja, afeta crianças recém-nascidas, ou agudo, quando a pressão intraocular aumenta de forma súbita.

Saiba mais: http://www.konno.med.br/5-doencas-que-podem-levar-cegueira/

Retinopatias

Diabética ou hipertensiva, ambas podem levar à cegueira. Por isso, a importância do acompanhamento de um oftalmologista, o que pode permitir o diagnóstico ainda no início da doença para tratamento.

Saiba mais: http://www.konno.med.br/5-doencas-que-podem-levar-cegueira/

Olho Seco

É caracterizada por uma disfunção que leva à diminuição dos níveis de lágrimas ou à produção de uma lágrima de qualidade ruim. A redução da lubrificação aumenta o atrito entre a córnea e a pálpebra, e ainda deixa os olhos mais expostos a fungos e a bactérias. Pode levar à perda da visão.

Saiba mais: http://www.konno.med.br/outono-pede-cuidados-com-os-olhos/

Eliana Loureiro