Cansado de ver? Conheça a presbiopia.

Normalmente após os 40 anos, desenvolve-se a tal da “vista cansada”, a presbiopia, que prejudica a visão de elementos próximos. Entre os sintomas estão visão borrada ao ler algo perto dos olhos, dores de cabeça e necessidade de se afastar algo que está lendo.

Nossos olhos, como uma câmera fotográfica, precisam ajustar o foco para vermos; conforme os anos passam, essa capacidade se vê prejudicada, especialmente quando há pouca luz.

Os míopes, que têm dificuldade para enxergar de longe, também são acometidos pela presbiopia, mas sentem menos os efeitos para enxergar de perto. Ela é ocasionanda devido ao envelhecimento dos músculos ciliares, que deixam de funcionar tão bem e o cristalino dos olhos não consegue focalizar com a mesma precisão.

Pode surgir precocemente, antes da idade prevista, em casos de anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares, também devido ao uso de antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos. São mais suscetíveis ao quadro aqueles que não seguem uma dieta balanceada ou já passaram por uma cirurgia intraocular.

Solução para a presbiopia é usar óculos de leitura, ou as lentes multifocais, pois permitem a visão para todas as distâncias. Ainda é possível optar por lentes de contato, ou escolher a cirurgia. Em ambos os casos, é preciso a avaliação de um oftalmologista.

Entre as intervenções cirúrgicas está a refrativa, oferecida pela Konno Oftalmologia, que pode ser PRK ou Lasik. No primeiro é feita raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais externa) e feita aplicação de laser para corrigir o grau. No fim da cirurgia, o paciente utiliza uma lente de contato terapêutica, que proporciona maior conforto. O Lasik consiste na criação de um flap (lamela) na camada mais externa da córnea e o laser é aplicado para corrigir o grau. Ao final, o flap é reposicionado e não há necessidade do uso da lente de contato. Outra possibilidade de cirurgia é a de catarata, com implante de lente intraocular multifocal.

Eliana Loureiro