9 verdades e 1 mentira sobre doenças oculares

Aproveitando o meme da semana e o Abril Marrom, de prevenção à cegueira, explicamos verdades e uma mentira sobre a saúde da visão.

1. Coçar os olhos pode levar à cegueira. VERDADE

Em vez disso, procure lavá-los. Esfregá-los pode ferir a região e até causar uma deformação progressiva na córnea, chamada ceratocone, que desencadeia astigmatismo e deixa os olhos em formato de cone na parte frontal.

Saiba mais

2. Diabetes pode causar a perda da visão. VERDADE

Isso acontece em virtude de alterações nos vasos sanguíneos do olho. Por isso, é importante a realização frequente do exame de fundo de olho, que permite a detecção e o tratamento precoce, o que previne complicações.

3. Olhar para o sol cega. VERDADE

Contemplar diretamente o astro-rei ofusca a visão e se a exposição for prolongada, pode causar lesão irreversível na retina.

4. Alimentação balanceada previne a cegueira. VERDADE

Não apenas a ingestão de cenoura, mas é fato que a saúde dos olhos passa bela boca. As chances de desenvolver glaucoma pode diminuir em 20%, se a dieta priorizar a alimentação de verduras diariamente, segundo estudo desenvolvido pela Harvard Medical School, dos Estados Unidos.

Saiba mais

5. Ler no escuro prejudica a visão. MENTIRA

À pouca luminosidade nossas pupilas se dilatam para aumentar a entrada de luz, o que reduz a profundidade de foco. Assim, quem lê no escuro faz mais esforço com os olhos, o que pode acarretar em fadiga ocular e dor de cabeça. Mas isso não leva a problemas de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo, ou o aumento do grau para quem usa lentes corretivas.

6. Óculos de sol pirata pode ser um risco à visão. VERDADE

Óculos escuros certificados oferecem proteção contra os raios ultravioleta (UV), emitidos pelo sol. Da mesma forma que a pele, que precisa de protetor solar, os olhos precisam também de cuidado, proporcionados por esses óculos.

Só que o uso dos piratas é ainda pior do que não usar óculos. Afinal, no escuro nossas pupilas se dilatam e há uma penetração ainda maior de radiação UV, o que pode ocasionar doenças como a catarata.

Saiba mais

7. Dormir pouco prejudica a saúde dos olhos. VERDADE

Não descansar por entre 6 e 8 horas diárias aumenta o risco de alterações vasculares na retina, que podem causar problemas visuais ou até a perda definitiva da visão. Afinal, diversas pesquisas apontam correlação entre a falta de sono e a obesidade, diabetes, assim como doenças cardíacas, fatores relacionados às degenerações dos vasinhos do fundo do olho.

Os distúrbios do sono ainda comprometem a imunidade e, logo, a capacidade do organismo de combater infecções e ter reações equilibradas às agressões externas, o que facilita as chances de contrair conjuntivites, especialmente no frio e períodos de estiagem prolongada.

8. Uso de colírio pode causar cegueira. VERDADE

Colírios com corticoide na composição podem levar à perda da visão se usados indevidamente. Utilize o medicamente apenas com indicação médica, quer dizer, consulte sempre seu oftalmologista.

9. Pular de bungee jump pode cegar. VERDADE

Tanto praticar este esporte radical quanto realizar outros movimentos bruscos como mergulhar, ou até mesmo o impacto de saltar do chão e descer, como num jogo de vôlei, podem causar descolamento de retina, que se não tratado a tempo, pode levar à cegueira. O descolamento é caracterizado pelo desprendimento da coroide, camada rica em vasos sanguíneos e nutrientes, responsável por irrigar a retina.

Também então suscetíveis à doença indivíduos com alto grau de miopia (com mais de 10 graus) e diabéticos. Entre os sintomas estão enxergar um flash de luz intenso e veloz, ou ver moscas volantes, como se os insetos estivessem sempre voando no seu campo de visão. O descolamento de retina é tratado com cirurgia corretiva.

10. Dor de cabeça pode ser um sinal que precede a perda da visão. VERDADE

A arterite de células gigantes, também conhecida como arterite temporal, tem como sintoma “uma dor de cabeça como se o cérebro estivesse sendo espremido”, além de uma maior sensibilidade no couro cabeludo, dor na mandíbula e problemas de visão. Os sintomas podem aparecer de repente e resultar em cegueira irreversível se não for diagnosticada e tratada de forma rápida.

A doença acomete principalmente pessoas com mais de 50 anos, especialmente mulheres. Outros sintomas da arterite são perda de peso, suores, cansaço, febre leve, perda de apetite e depressão. O tratamento é feito com esteroides.

Diagnóstico e tratamento adequado ministrado de forma rápida pode prevenir a cegueira, por isso a importância do constante acompanhamento oftalmológico. Entre em contato e marque sua consulta com a Konno Oftalmologia.