Como é feito o tratamento da catarata?

A catarata é a principal causa de cegueira no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a cada ano são 550 mil novos casos no Brasil. O sintoma da doença é uma visão embaçada ou com uma névoa; sensibilidade à luz e percepção de cores desbotadas.

Com a evolução do quadro, enxerga-se apenas vultos até que se chegue à perda da visão. Isso se deve à opacificação do cristalino, que impede a entrada de luz nos olhos.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que façam-na desaparecer, sendo que o mal pode acometer apenas um ou ambos os olhos.

Geralmente a doença é relacionada à idade, sendo comum na população idosa, acima dos 50 anos, devido ao envelhecimento do olho. Há inclusive estudos recentes que relacionam a cirurgia à diminuição da mortalidade em idosos.

Saiba mais: http://www.konno.med.br/6-doencas-oculares-que-os-idosos-podem-ter/

Mas podem haver ainda outras causas:

Congênita

Presente no nascimento.

Secundária

Devido a fatores variados, que podem ser:

  • Oculares como uveítes, tumores malignos intraoculares, glaucoma, descolamento de retina.
  • Sistêmicos, relacionados a traumatismos; moléstias endócrinas como diabetes mellitus e hipoparatireoidismo; ou o uso de medicamentos corticoides; queimaduras químicas; tabagismo e alcoolismo; exposição a radiações como infravermelho e raios-x, entre outros.

Na cirurgia de catarata (link para: http://www.konno.med.br/cirurgia/cirurgia-de-catarata/), remove-se o cristalino opaco, que é substituído por uma prótese transparente, uma lente intraocular. A incisão tem cerca de apenas 2,5 mm e a catarata é emulsificada (quebrada) e aspirada por um aparelho.

Antigamente, esperava-se que a catarata evoluísse (amadurecesse). Isso se devia ao procedimento ser mais invasivo, a recuperação mais demorada, e os riscos maiores para o paciente. No entanto, com as novas técnicas, isso não é mais necessário. Além do mais, a demora pode levar a catarata a se tornar mais rígida e difícil de se remover.

Hoje basta-se ter o diagnóstico e o desejo de cura pelo paciente para que o tratamento da catarata, a cirurgia seja marcada.

Quer conhecer melhor este procedimento? Converse com a gente: Konno Oftalmologia
Fontes:
http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/catarata.php