Carnaval é época de cair na folia, mas não é por isso que você deve escorregar nos cuidados da sua saúde ocular. Confira nossas dicas para pular a data da melhor forma e não tornar realidade a máxima “Quem não tem colírio usa óculos escuros”.

1. Óculos escuros

Seus olhos também se queimam na exposição ao sol. Daí a importância de usar esses óculos com proteção contra os raios solares UVA e UVB.

2. Glitter

A gente quer que você brilhe muito, mas cuidado. A purpurina pode arranhar o cristalino ou se acomodar nas pálpebras, o que pode causar irritação e doenças como terçol ou blefarite, a inflamação das pálpebras. A dica é retirar a maquiagem utilizando um demaquilante bifásico e lavar bem o rosto. Se sentir algo de estranho nos olhos durante a folia, use um colírio lubrificante.

3. Água de beber

É preciso manter o corpo sempre bem hidratado, ainda mais quando perdemos bebidas alcoólicas, caso contrário, o corpo pode reduzir a quantidade de lágrimas produzidas e, assim, diminuir a lubrificação dos olhos, o que pode ocasionar stress ocular e olho seco.

4. Pro vermelhão não fazer parte da fantasia

No bloquinho há um grande acúmulo de gente, o que aumenta as chances de transmissão da conjuntivite bacteriana ou viral, o jeito é procurar um oftalmologista.

5. Lente de contato

Se você usa lente, vale carregar na bolsa ou pochete, o kit para alguma emergência: estojo, colírio lubrificante e loção de limpeza. Vale ainda carregar um espelho, pois talvez você não consiga um lugar ideal (se é que você me entende) para remover as lentes de contato.

6. Fuja do spray

O lança confete e serpentina se caírem nos olhos, além de vermelhidão, ardência e alergia, podem ainda levar a uma úlcera na córnea e alergia recorrente. A saída é lavar os olhos o mais rápido possível.

7. Operação mãos limpas

Nada de esfregar os olhos com as mãos sujas, isso pode prejudicar ou mesmo lesionar sua visão.

Eliana Loureiro