Urgências oftalmológicas: 5 casos em que você precisa correr para o médico

Você sabe quando o que tem no seu olho é grave? Quando é caso de emergência?

Para ajudá-lo elencamos cinco casos que se tratam de uma urgência oftalmológica e requerem sua ida imediata ao oftalmologista.

  • Olho vermelho
    A causa pode ser uma hemorragia do globo ocular, inflamação (com ou sem secreção) ou dilatação venosa, inclusive pode ser sintoma de glaucoma. O fato é: se houver sangue nos olhos (ou apenas vermelhidão), não é um bom sinal.
  • Trauma
    Bateu o rosto bem no local onde fica o olho? Levou uma bolada? Ou algum objeto perfurante penetrou o globo ocular ou próximo dele? Ou foi alguma substância química que entrou em contato? Não tenha dúvida, é o caso de ir agora mesmo ao oftalmologista.
  • Turvação visual súbita
    De repente, sua visão ficou embaçada, como seu houvesse uma névoa? Ou você está sensível à luminosidade? É hora de visitar o médico dos olhos.
  • Perda visual súbita
    Não sente nada, mas de repende não enxerga mais? Pode ser sinal de hemorragia vítrea e macular, descolamento da retina ou oclusão venosa ou arterial.

Se for gradual, pode ser sintoma de catarata ou glaucoma crônico, obstrução de ramo venoso ou descolamento da retina, ou DMRI.

Se for transitória, por outro lado, as causas podem ser enxaqueca, insuficiência carotídea ou edema da papila (papiledema). De qualquer forma, só o especialista para descobrir a causa e prescrever o tratamento

  • Dor intensa súbita
    Se você sente dor aguda, náusea, está vomitando e sua visão está turva, pode ser um caso de glaucoma. Nesse caso, você não terá dúvida de procurar rapidamente seu oftalmologista.

Ficou em dúvida? Quer saber mais? Fale com a gente: Konno Oftalmologia

Fonte: Instituto Brasil de Oftalmologia (IBOL)


Eliana Loureiro