Sangue nos olhos: conheça a hemorragia subconjuntival.

Geralmente usamos a expressão “sangue nos olhos” para nos referirmos à coragem ou ao destemor de alguém; no entanto, existe uma doença oftalmológica pouco conhecida que é caracterizada exatamente por uma mancha de sangue no globo ocular, chamada de hemorragia subconjuntival.

Causas

Como o próprio nome diz, trata-se de um sangramento que ocorre na parte branca do olho, e entre os motivos para sua ocorrência podem estar uma simples tosse, espirro, vômito; coçar o olho; esforço físico, como levantamento de peso ou atividade física intensa; ou mesmo uma infecção pode desencadear a reação.

É possível ainda que seja motivada por um trauma ocular ocasionado por alguma batida. Da mesma forma que uma pancada gera uma mancha roxa no corpo, o mesmo pode acontecer com o olho.

Sintomas

O derrame ocular ocorre quando um dos vasos sanguíneos da conjuntiva (camada fina que reveste as pálpebras internamente e a esclera, parte branca dos olhos) se rompe. Apesar de seu aspecto poder impressionar, não costuma provocar dor ou prejudicar a visão, nem é uma emergência médica. O único desconforto causado é sensação de ardência nos olhos.

Tratamento

Em geral, praticamente 100% dos casos, a hemorragia subconjuntival se cura de forma espontânea em até duas semanas e não causa qualquer dano aos olhos. Há a possibilidade de que sejam prescritos colírios corticoides, uma vez que ajudam a restabelecer os vasos sanguíneos.

Mesmo assim é importante consultar um oftalmologista caso ocorra, pois apenas um especialista é capaz de confirmar o diagnóstico porque alterações mais graves podem ter aspecto semelhante à hemorragia.

Eliana Loureiro