Piscamos de 15 a 20 vezes por minuto, o que permite lubrificar os olhos e limpá-los. No entanto, essa quantidade de piscadelas é muito superior ao que precisamos pra essas duas tarefas. Afinal, cada piscada consome 400 milissegundos, o que corresponde a 10% do tempo que gastamos vendo. Qual a razão para esse excesso?

De acordo com pesquisadores japoneses, a partir de um experimento conduzido com 20 voluntários, é o “’afrouxamento’ da atenção” enquanto executamos tarefas como assistir a vídeos.

Ou seja, descobriu-se um novo propósito para piscar os olhos: liberar a atenção sobre algo e a preparação da mente para uma nova tarefa a ser realizada. Há motivos neurológicos por trás de cada piscada. A descoberta se deveu ao fato de que os voluntários piscaram de forma sincronizada ao assistirem aos mesmos vídeos, com um intervalo médio de 17,4 vezes por minuto.

“Os resultados sugerem que humanos têm um mecanismo para controlar o intervalo em que piscam os olhos buscando um timing apropriado para reduzir as chances de perder informações importantes enquanto observam uma sequência de eventos visuais”, concluíram os pesquisadores.

Saiba mais: https://hypescience.com/por-que-piscamos-mais-do-que-o-necessario/

Houve picos de atividade mental em áreas do cérebro que colocam o ser humano em uma espécie de marcha lenta, ou repouso acordado, em oposição à atenção focada. Notou-se ainda a diminuição da atividade na área do cérebro que ajuda a identificar onde concentrar a atenção.

As piscadas acontecem em momentos de transição lógica como o final de uma cena ou o fim de uma frase, por exemplo, como uma maneira de fazer uma pausa rápida antes de se renovar a atenção.

Quer saber mais? Entre em contato com a Konno Oftalmologia e marque sua consulta.

Fontes: Revista Veja e Hypescience.

Eliana Loureiro