Lentes de contato: quem usa, cuida.

Depois de conhecer vantagens e desvantagens dos óculos e lentes de contato, e ter se decidido pela última opção, agora é hora de saber como fazer a manutenção das suas lentes para que elas durem mais e não prejudiquem sua visão ou saúde.

1 – Armazenamento e limpeza

Para que suas lentes permaneçam confortáveis durante todo o dia é necessário que elas sejam diariamente limpas, desinfetadas e recondicionadas durante a noite.

Siga o passo a passo:
1) Lave e seque suas mãos antes de manipular as lentes de contato.
2) Se for preciso, friccione a lente com o dedo.
3) Enxágue-a antes de deixá-la mergulhada durante a noite na solução multipropósito.
4) Utilize quantidade suficiente para cobrir as lentes completamente.

Sempre que for utilizar as lentes é preciso limpá-las e desinfetá-las antes do uso.

Para quem usa maquiagem, a dica é colocar as lentes antes de sua aplicação e retirá-la antes de usar o demaquilante, uma vez que o contato com outras substâncias e produtos pode comprometer a validade das lentes de contato.

É contraindicado utilizar lentes no mar ou piscina, pois há o risco de contato com micro-organismos presentes na água e, claro, há a possibilidade de perdê-las. Uma dica é utilizar óculos de proteção.

2 – Limpeza do estojo

A higienização deve ser feita diariamente, lembrando que o estojo precisa ser substituído todo mês. Descarte a solução antiga, seque-o, mantenha-o aberto e, depois, coloque a solução nova. Não utilize água corrente na limpeza, pois expõe seus olhos a possíveis infecções.

Saiba mais: http://www.opti-free.com.br/cleaning-contact-lenses.aspx

3 – Tempo de uso

Recomenda-se que as lentes não permaneçam nos olhos por mais de 10 ou 12 horas. Também se deve retirar as lentes antes de dormir, assim se evitam irritações.

4 – Frequência de troca

Existem lentes de contato para uso diário (que não precisam de limpeza e armazenamento), com troca programada a cada 02 semanas e a de longa duração.

Descarte as lentes que estão fora do prazo de validade, pois com o tempo o material se deforma, o que pode diminuir sua eficácia e aumentar o risco de infecção. Também é preciso manter a manutenção adequada para que as lentes de contato tenham a durabilidade programada.

5 – Melhor solução

Antigamente era comum utilizar o soro fisiológico para limpeza e condicionamento das lentes. Hoje especialistas acreditam que a substância aumenta as chances de infecção; no seu lugar devem ser usadas as soluções multipropósito.

As lentes de contato ficarão mergulhadas na solução diariamente, por isso o líquido deve ser trocado com igual frequência, mesmo que as lentes não sejam usadas periodicamente.

Em caso de secura ocular, devido ao uso prolongado das lentes, ou por ficar por longas horas em frente ao computador, ou ambiente com ar-condicionado, um colírio umidificante é indicado.

Existem diversas marcas de solução multipropósito disponíveis no mercado, cada uma com características diferentes, como aquelas que ainda fazem a desinfecção contra bactérias e fungos. Por isso é importante consultar um oftalmologista para escolher a melhor opção de solução, da mesma forma, o colírio umidificante. O especialista será capaz de fazer a indicação de acordo com seu estilo de vida e material da lente.

A Konno Oftalmologia está à disposição para orientá-lo. Entre em contato e agende sua consulta.

Eliana Loureiro