Entenda o que é vitrectomia

É um procedimento cirúrgico realizado para a remoção do vítreo, fluido gelatinoso e transparente que preenche a maior parte do interior do globo ocular e que é responsável por manter o formato ocular.

Constituído 99% por água, o vítreo está em contato com a superfície da retina, órgão interno do olho que recebe as imagens e as envia para o cérebro por meio do nervo óptico.

Indicação
Recomendado no tratamento de doenças da retina, como seu descolamento, tromboses venosas, hemorragia vítrea, retinopatia diabética e buraco macular, entre outros. A cirurgia deve ser feita o quanto antes, pois essas doenças podem levar à perda da visão permanente.

Procedimento
Com duração de aproximadamente uma hora, consiste na remoção do vítreo e preenchimento do segmento posterior do olho com solução salina, gás especial ou óleo de silicone, o que depende de caso a caso. As complicações são raras, mas possíveis. Existem três tipos de vitrectomia: anterior, posterior e via pars plana sem sutura.

Vitrectomia Anterior
Retirada de uma pequena porção do humor vítreo das estruturas anteriores do olho.

Vitrectomia Posterior
O humor vítreo se localiza na região posterior do globo.

Vitrectomia Via Pars Plana
Neste caso, é retirada uma pequena parte ou todo o humor vítreo or meio de pequenas incisões que não necessitam de sutura após a cirurgia.

Pós-operatório

A recuperação leva de sete a 15 dias, uso de medicamento e repouso, que pode precisar ser feito em uma posição específica determinada pelo oftalmologista.

Quer saber mais? Esclareça suas questões com os especialistas da Konno Oftalmologia. Entre em contato e agende sua consulta.

Eliana Loureiro