Como o eclipse pode prejudicar sua visão

O rapper americando Joey Bada$$ cancelou nesta quarta-feira (23) seus shows após se queixar de problemas na visão, o que aconteceu depois de observar o eclipse da última segunda, sem qualquer proteção aos olhos.

Em sua conta no Twitter, o músico teria questionado seus seguidores se seria loucura. “Sou maluco por assistir ao eclipse sem óculos?”, questionou.

Pra logo depois responder: “Este não é o primeiro eclipse solar e tenho certeza de que nossos ancestrais não tinham óculos elaborados. Também tenho certeza que não ficaram cegos”, em desafio às recomendações médicas.

Saiba mais: http://g1.globo.com/musica/noticia/rapper-americano-que-viu-eclipse-sem-protecao-cancela-shows.ghtml

Olhar para o eclipse solar há o risco de cegueira ou causar danos visuais irreversíveis em consequência da exposição prolongada das células da retina à luz direta do sol, sendo que tanto eclipses totais como parciais podem ocasionar tais danos. Apenas alguns segundos já pode levar à diminuição da percepção de imagens e das cores e 10 minutos são o suficiente para a perda quase total da visão.

Para observar um eclipe em segurança, não adianta usar óculos escuros. O ideal, segundo a Nasa, agência espacial americana, é utilizar vidros de máscara de solda nº 14, encontradas em casas de ferragem, que são capazes de bloquear os raios nocivos do sol. Um jeito barato e eficaz de abrir os olhos para esse fenômeno.

Ficou em dúvida? Fale com a Konno Oftalmologia.

Fonte: NY Post e Sapo Lifestyle

Eliana Loureiro