A cirurgia refrativa é a correção a laser feita nos casos de miopia, astigmatismo e hipermetropia. O procedimento é realizado por meio de um equipamento chamado Excimer Laser. Existem duas técnicas: o PRK e o LASIK, ambos envolvem a anestesia local, ou seja, são utilizados colírios anestésicos.

Conheça melhor estas duas modalidades cirúrgicas:

PRK

Nesta cirurgia é feita uma raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais externa da córnea, uma “casquinha” superficial de células) e, depois, a aplicação do laser para esculpir o globo ocular e corrigir o grau.

No pós-operatório, o paciente deve utilizar uma lente de contato terapêutica por alguns dias. E existe a possibilidade de se sentir desconforto e dor, que podem durar até sete dias após a cirurgia.
Saiba mais: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/10/1925128-qual-o-melhor-tipo-de-cirurgia-para-miopia.shtml

LASIK

É criada uma flap (lamela) na camada mais externa da córnea, que é afastada, e o laser é aplicado no leito do olho para corrigir o grau. Então, o flap é reposicionado. Ao contrário do caso anterior, aqui não há a necessidade de uso da lente de contato.

Indicações e contraindicações

Ambas as técnicas apresentam praticamente o mesmo resultado depois de um a três meses e são mais precisas quando comparadas ao método tradicional, que consiste em realizar cortes na córnea (ceratotomia radial).

A mais indicada depende da análise de exames do pré-operatório, do estilo de vida e das necessidades do paciente, assim como seu grau, e espessura e curvatura da córnea. O candidato a cirurgia deve igualmente estar bem informado sobre riscos, benefícios e limitações.

Por exemplo, problemas na córnea, catarata ou alto grau de ametropia (problema visual) desqualificam os interessados nas cirurgias Lasik e PRK, as mais feitas no Brasil e nos EUA, segundo matéria do jornal Folha de São Paulo.

Cirurgia refrativa personalizada

É uma nova tecnologia desenvolvida para as cirurgias refrativas a laser, tanto no PRK como no LASIK. Aqui além de se corrigir o grau propriamente dito, também são eliminadas pequenas imperfeições da superfície ocular, chamadas de aberrações.

Saiba mais: http://www.konno.med.br/cirurgia/cirurgia-refrativa/

Quer conhecer melhor estas técnicas e saber qual é a masi indicada para você? Fale com a Konno Oftalmologia (link para: http://www.konno.med.br/) e marque sua consulta.


Eliana Loureiro