Miopia aumenta com os hábitos da vida moderna

Com base em dados de 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que a população com alta miopia (igual ou superior a cinco graus) passe de 2,8% para 10% em 2050, o equivalente a 925 milhões de pessoas. Estima ainda que até esse mesmo ano, a taxa de míopes cresça dos atuais 27% para 52%, ou seja, mais da metade dos indivíduos no mundo.

O Ministério da Saúde no Brasil afirma que mais de 35 milhões de brasileiros apresentam alguma deficiência visual, sendo que a miopia atinge entre 11% e 36% da população.

Miopia x Visão Normal

A miopia dificulda a visão de longe. Na visão normal, a luz entra pela córnea e é projetada na retina, que a transforma em estímulos elétricos, passando-os para o cérebro, onde a informação é decodificada.

Enquanto na miopia, o olho se torna “achatado” e, portanto, a luz entra pela córnea e a imagem se forma antes da retina. Dessa forma, consegue-se ver normalmente objetos próximos e os distantes, ficam borrados.

Saiba mais: http://www.konno.med.br/nao-basta-ter-olhos-para-ver-como-sao-formadas-imagens-no-olho-humano/

Por quê do crescimento

Não se conhecem as causas, embora haja evidências do aumento. Uma das hipóteses é de que fatores culturais, induzidas pelos novos hábitos de vida, estejam transformando o corpo todo, inclusive os olhos.

“Como as pessoas estão estudando mais, lendo mais cedo, usando computador, tablet, vendo desenhos em celulares, o fato de elas ficarem mais tempo enxergando de perto, poderia levar a uma modificação na visão”, explica Newton Kara, oftalmologista do Hospital Sírio-Libanês e professor da USP, em reportagem para o jornal Folha de São Paulo.

Outra razão apontada pela matéria seria a baixa exposição de crianças ao ar livre. “Se você sai de São Paulo e vai para São Bernardo, a miopia diminui a medida que você se afasta do centro”, diz Wallace Chamon, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Afinal, a leitura precoce por muito tempo em um ambiente escuro, ao longo de décadas, pode agravar a miopia. De acordo com a OMS, crianças que passam mais de duas horas por dia em locais abertos têm o risco de miopia reduzido.

Quer saber mais? Fale com a Konno Oftalmologia

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/10/1931048-vida-moderna-e-raiz-do-boom-de-miopia-no-mundo.shtml?loggedpaywall


Eliana Loureiro